Notícias : selecione um tema

Loading...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Relatório: atividades em sala de aula.

No dia 06 de junho de 2009, foi realizada na Escola Municipal de Indianópolis a atividade do Gestar II “Caracterizando a carta íntima” do livro AAA3.

OBJETIVO

A atividade tem como objetivo consolidar nos alunos a percepção das inter-relações entre gêneros e tipos textuais (carta).

ATIVIDADE

A atividade foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do período noturno. Observando as diferentes realidades dos alunos que realizaram o exercício, pode-se analisar o quanto esses alunos necessitavam de uma atividade diferente da gramática e das regras do Português.

O texto da atividade é sobre uma carta da adolescente Tati (AAA3, pág. 81-versão do aluno), contando para sua seu medos e aflições, e desabafando a respeito de sua vida pessoal. De uma forma diferente foi explicado para a turma que ainda não tinha um conhecimento prévio de gênero textual, após esse breve aparato sobre gêneros o texto foi lido. À medida que o texto era lido o professor interrompia a leitura para fazer comentários a respeito do tema do texto e assim iam surgindo discussões a respeito dos temas. Surgiram temas sobre as escolhas na vida, as dúvidas, os relacionamentos etc.

É importante citar que os alunos do noturno têm uma faixa etária muito variada o que torna as discussões bem interessantes.

Ao final da leitura do texto os alunos responderam o questionário a respeito do texto. Houve algumas dúvidas em perguntas que as respostas não estavam explícitas no texto, pois esse tipo de atividade é diferente e eles não estavam acostumados com esse tipo de trabalho.

CONCLUSÃO

Ao final dessa atividade pode-se concluir que apesar de não terem o conhecimento de modo estrutural de um gênero qualquer pessoa pode realizá-lo da mesma forma desde que faça parte do seu contexto.


Enviado para postagem por Cícero Santos (Indianópolis)

Um comentário: